XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Ótima pedida para aproveitar o feriado de 07 de setembro: Vá a Guaramiranga! A cidade serrana de Guaramiranga transforma-se, de 04 a 12 de setembro, na capital nordestina das artes cênicas com a realização do XVI Festival Nordestino de Teatro (FNT). O evento se destaca como um dos mais relevantes do calendário cultural cearense.

XVI Festival de Teatro de Guaramiranga

O Festival destaca-se ainda pela diversidade, pois não se restringe apenas a apresentação de peças, trazendo também debates sobre os espetáculos competitivos, seminários com profissionais de expressão nacional, oficinas de aperfeiçoamento e apresentações abertas ao público de grupos populares, ao mesmo tempo em que traz grupos já consagrados. O Festival é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, entidade civil sem fins lucrativos congregadora de pessoas que desenvolvem ou apóiam atividades artesanais, artísticas e /ou educacionais.

este
ano o FNT já começa com uma novidade: a MOSTRA CEARÁ CONVIDA. Um estado de
fora da região Nordeste é convidado para apresentar espetáculos e, na manhã seguinte de
cada apresentação, haverá debate sobre as montagens. O convidado para a estreia desta
mostra é o Paraná, que será representado por Os Leões, da Armadilha Cia de Teatro, e
Árvores Abatidas ou para Luis Melo, da Marcos Damaceno Cia de Teatro. Na noite de
abertura, o espetáculo é Os Leões, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.

Este ano o FNT já começa com uma novidade: a MOSTRA CEARÁ CONVIDA. Um estado de fora da região Nordeste é convidado para apresentar espetáculos e, na manhã seguinte de cada apresentação, haverá debate sobre as montagens. O convidado para a estreia desta mostra é o Paraná, que será representado por Os Leões, da Armadilha Cia de Teatro, eÁrvores Abatidas ou para Luis Melo, da Marcos Damaceno Cia de Teatro. Na noite de abertura, o espetáculo é Os Leões, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.

AS MOSTRAS

ce convida

Mostra Ceará Convida

É novidade no FNT e estreia com espetáculos de duas companhias do Paraná. A primeira, que sobe ao palco na noite de abertura do festival, é Os Leões, da Armadilha Cia de Teatro. O segundo espetáculo paranaense a ser encenado em Guaramiranga é Árvores Abatidas ou para Luis Melo, da Marcos Damaceno Cia de Teatro, dia 06 no Teatro Rachel de Queiroz.

mostra

Mostra Nordeste

Foco principal dos palcos do FNT, a Mostra Nordeste leva este ano para Guaramiranga sete espetáculos. Como já é tradição, os espetáculos da Mostra Nordeste são encenados à noite e, na manhã seguinte a cada apresentação, é realizado um debate aberto, que conta com a participação de debatedores convidados. O melhor espetáculo desta mostra, eleito pelo júri popular, é agraciado com o troféu Beija-Flor. São eles: Quebra-Quilos, Coletivo de Teatro Alfenim (PB); A Mar Aberto, Grupo Atores a Deriva (RN); Encruzilhada Hamlet, Companhia do Ator Nu (PE); Ato, Grupo Magiluth (PE); Grand Thèatre: Pão e Circo, Manada Confraria de Criação e Arte (BA); En Passant, Cia VÃO (CE) e Encantrago Ver de Rosa um Ser Tão, Grupo Expressões Humanas e Teatro Vitrine (CE).

Mostra Maciço

A Farsa do Panelada, Cia Artes Cínicas de Teatro (Tauá); A Triste História de Catarina e Billy Macarrão, Epidemia de Bonecos (Fortaleza); As Prosopopéias de Casimiro Coco, Cia Camarim de Teatro (Fortaleza); Cabeça de Papelão, Cervantes do Brasil (Icapuí); Circolando, Cia Mais Caras (Fortaleza); Dr. Qorpo, Imagens de Teatro (Fortaleza); O Maligno Baal, o Associal, Experimental de Teatro (Fortaleza); Pratativando, Cia Mais Caras (Fortaleza).

Mostra Infantil

A Menina dos Brincos de Ouro, Edivaldo Batista e Paula Yemanjá (Fortaleza); As Fadas, Edivaldo Batista e Paula Yemanjá (Fortaleza); Blá, Pantim (Boa Viagem); Brincando de Brincar, Pavilhão da Magnólia (Fortaleza); Developar, Núcleo Húmus de Pesquisas (Itapipoca); João e Maria, Mirante (Fortaleza); Mamulengo é Terno Divino, Cia Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte); O Pássaro Azul, Pavilhão da Magnólia (Fortaleza).

Mostra Palco Ceará

Avental Todo Sujo de Ovo, Ninho de Teatro (Crato); Circo-Lar, Princípios Básicos de Teatro (Fortaleza); Controle, Cambada (Fortaleza); Curtas N° 1, 3×4 de Teatro (Fortaleza); Ikebana, IFCE (Fortaleza).

ato

Te-Ato à Meia-Noite

Cabaré da Dama, Parque de Teatro (Aquiraz); Majestic Bar, Majestic (Fortaleza); O Abajur Lilás, Imagens de Teatro (Fortaleza); Rãmlet Soul, Tembiú Produções (Fortaleza).

Espetáculo de Encerramento

Rainhas [(S)] é uma livre recriação da peça Mary Stuart, de Friedrich Schiller. O enredo da peça gira em torno da luta político-religiosa entre as Rainhas Elizabeth I e Mary Stuart, que disputavam a coroa da Inglaterra na segunda metade do século XVI. Schiller, o autor, é uma espécie de Shakespeare alemão do século XVIII, capaz de tomar um episódio decisivo da história européia, a luta pelo poder numa Inglaterra tão poderosa quanto decrépita, e transformá-lo em assunto humano, pungente para além das épocas e das nações, cuja poética, porém, conserva em si o travo político de origem.

SERVIÇO

  • XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 12 de setembro em Guaramiranga-Ceará. Informações: (85)3246.5555.  www.agua.art.br/fnt2009

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *