Guaramiranga

Guaramiranga, a “cidade das flores” ou a “Suiça cearense”, está situada a 110km de Fortaleza, a uma altitude de 865m. Com clima cuja temperatura fica entre 25,1°C e 17,8°C (médias), a cidade é considerada um dos locais mais belos do Ceará por ser repleta de atrativos naturais. A cidade tem um clima bem romântico, ideal pra ir acompanhado (a). É o local ideal para um convívio mas próximo à natureza, onde as flores complementam a beleza do local. O município é hoje o maior exportador de flores do Brasil. Para atrair os turistas, Guaramiranga promove vários festivais ao longo do ano: Festival de Jazz e Blues, realizado durante o carnaval, Festival de Gastronomia; Festival das Flores; Festival Nordestino de Teatro; Festival de Música; Festival do Fondue; Festival do Vinho; Mostra Junina. É uma ótima opção para passar o Reveillon também. Há várias opções de hospedagem, entre chalés, pousadas, hóteis, ou mesmo casas para locação, com preços diversos. A cidade conta também com um camping.  Fomos uma vez no Festival de Teatro e ficamos na Pousada Recreio em Pacoti, outra vez alugamos um chalé para passar o fim de semana, e no Festival de Jazz e Blues e no Reveillon de 2006 alugamos casa.

Bastante procurado, o Mirante do “Pico Alto”, ponto culminante do Maciço de Baturité, está situado a 1.115 metros de altitude. Do Pico, pode-se avistar boa parte do sertão cearense, em meio à verde vegetação das serras do entorno, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. O percurso de carro deve ser feito com cuidado, pois a estrada é estreita, cheia de curvas, com uma extremidade colada na serra e outra beirando o abismo. Se for no final da tarde ver o Pôr do Sol, é bom levar agasalho por que venta bem frio lá em cima.

Se o negócio é aventura, Guaramiranga oferece várias opções de trilhas que guiam as belíssimas cachoeiras do Perigo, de São Paulo e do Urubu, ou simplesmente levam o visitante a sentir o ar puro da montanha. As cachoeiras ficam em propriedades particulares e é preciso pagar taxa de manutenção para entrar.  Outra opção de diversão é o Parque das Trilhas que fica localizado a 300m do centro comercial, em uma área de proteção ambiental, e conta com spa dos pés, lanchonete, banheiros e estacionamento. Dentre as atividades é possível fazer rapel, tirolesa, ponte de três cordas, caiaque, seis diferentes trilhas, além de tomar banho de bica e no lago. Diversão na certa! Para os amantes da pesca, a cidade possui um Pesqueiro. Na Estância Vale das Flores, que também é pousada, dá pra tomar banho de piscina e de cascata natural, passear de caiaque, andar de charrete…é bem legal pra passar o dia, assim como no Remanso Hotel de Serra. Outro passeio muito legal é andar de pedalinhos em Pacoti. O visual é lindo

Dentre as opções de culinária, há uma boa variedade de bares/restaurante na frente do Teatro Rachel de Queiroz e nas suas proximidades. Eu indico o Café com Flores, Cafeteria/Bar onde é possível apreciar um bom chocolate quente acompanhado de pão de queijo ou outros salgados, além de servir pizzas também. Tem ainda o Café Cabanas e o Café da Mata no mesmo estilo. Se preferir culinária internacional, há o Alemão Hofbraühaus, o Português Taberna Portuguesa, o Francês Vila Lautrec. Há também outras opções que servem Fondue, comida regional, pratos a la carte, massas e lanches em geral.

Existe uma loja do CEART que vende artigos de artesanato, além de outras lojinhas que vendem produtos artesanais e algumas barraquinhas na rua que vendem petiscos, roupas, bijuterias, objetos de decoração… Há também os mercadinhos bem sortidos, como O Fernando. É comum se tomar vinho na região, devido ao clima ameno. Além disso, as pessoas usam roupas de frio, casaquinhos, moleton, botas, gorros… É um clima bem diferente do habitual no Ceará, principalmente para os nordestinos que sentem frio quando visitam a região. Vale a pena conferir!

  • Não coloquei o endereço de cada local por que a cidade é pequena e boa parte de seus restaurantes e lojas ficam na rua principal Joaquim Alves Nogueira. Os moradores são prestativos na hora de prestar informações sobre alguma localização. Há ainda a Secretaria de Turismo: (85) 3321.1205 turismo@guaramiranga.ce.gov.br
  • http://www.parquedastrilhas.com.br/
  • http://www.guaramiranga.ce.gov.br/

5 comments

  1. Genteeee!! fui nesse café da mata e agora é ao lado de onde funcionava quando vcs foram , é uma casa vermelha antiga segundo a proprietaria super simpatica a paulista , me disse que é uma casa centenaria super bacana rustica .. Nossa lindo lugar .
    A comida melhor foi um peixe a belle de chef e o sorvete frito .
    Parabens a esse pessoal do café da Mata.

  2. Olha gente, fica aí mais uma dica do amigo Miguel pra vocês desfrutarem em Guaramiranga!

  3. Estive já varias vezes em Guaramiranga e como bom Português que sou, amante do Brasil minha segunda Pátria de Coração e amando a doce Guaramiranga, recomendo tb a Taberna Portuguesa,ambiente muito agradavel e acolhedor de boa comida.
    Uma Casa Portuguesa concerteza!

  4. O Café da Mata é a melhor opção de Guaramiranga, com uma cozinha requintada que serve desde o cafezinho e o chocolate quente ( o mais gosto e cremoso que já provei) até os pratos principais com a mesma qualidade e sofisticação!

    É difícil dizer o que há de mais gostoso, por isso deixo algumas sugestões: torradas da mata de entrada, peixe ao molho de gengibre ou ao molho de mostarda e, para sobremesa, delícia da mata (como a maria citou acima), divina!!!

    Parabéns ao Café da Mata!

  5. Eu fui nesse café da mata , e fiquei admirada com a comida e principalmente uma sobremesa que eu comi delicia da mata . Parabens aos donos um casal de paulista super simpatico .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *