2º Dia: San Diego e suas Islands

15/11

Após um café reforçado, fomos ao nosso primeiro passeio do dia, Harbor Island, península criada artificialmente, localizada entre Shelter Island e Downtown San Diego. A ilha conta com uma avenida principal, a Harbor Island Drive que vai de uma ponta a outra e a conecta ao continente. No calçadão, pode-se apreciar a vista, praticar esportes, ou simplesmente ler um livro deitado sobre a grama sob a copa das árvores. Tem também um passeio de barco que explora a região. A ilha conta com diversas marinas, onde se vê uma infinidade de pequenas embarcações atracadas. Abriga o San Diego Airport e é controlada pelo Porto de San Diego. Nas proximidades, há hotéis, restaurantes e shoppings.

De lá, fomos conhecer o estádio dos Padres, time de baseball de San Diego. Pena não ter jogo nesse dia, era uma quarta-feira. O estádio é muito bacana, chama-se Petco Park, onde o formato do campo assemelha-se a um leque, com as arquibancadas formando uma meia-lua. Pudemos ver crianças e adultos jogando baseball no gramado ao lado, localizado na praça que margeia o estádio, onde há uma estátua de Tony Gwynn, um dos melhores batedores da história cuja carreira de 20 anos foi toda no time dos Padres. O piso sob a estátua é cheia de plaquetas com homenagens e fatos da história de sua carreira.

Engraçado que após essas andanças, estávamos os três “apertados”, atrás de um banheiro. Próximo ao local onde deixamos o carro estacionado havia um bar, e sob o pretexto de comprar uma água, entramos (lógico que o que a gente queria era usar o banheiro). Mas para nossa surpresa, lá não vendia água e uma vez lá dentro, usamos o banheiro mesmo assim e saímos de lá morrendo de rir.

Enquanto eu lembrar, vou destacar a limpeza e organização das ruas, é algo de se impressionar, de ficar boquiaberto. Outro fato, como é uma terra onde sabemos que a lei funciona e que há punições para descumprimento a esta, até os turistas preocupam-se em “andar na linha”, ou seja, nada de barbeiragem no trânsito, nada de atravessar fora da faixa, nada de andar com bebida alcóolica na rua. Turista, mesmo estando com a situação regular, deve evitar encrenca, pois eles são muito severos quanto às leis, advertem, aplicam multa e dependendo da gravidade, cadeia na hora. Minha impressão sobre os americanos, levando em conta aqueles com os quais tive contato, é que eles são prestativos sim e não estão nem aí pra sua vida e muito menos para o que você pensa deles. Gente, aqui em Fortaleza, alguém vai à farmácia de pijama e pantufa? Pois é, lá eles vão.

Continuando a sessão city tour, nossa parada seguinte foi Coronado Island. O acesso se dá pela Coronado Bridge, uma ponte imponente sobre a água. Fica a apenas 2 milhas de downtown San Diego, ou 3,2 km (1 mile = 1.609344 kilometers). Coronado Island é uma cidade independente, uma comunidade praiana banhada pelo sol. Sua praia é considerada uma das melhores do mundo. Fomos até lá conferir e realmente ficamos impressionados. Algumas pessoas tranquilas, de roupa mesmo, com os pés fincados na areia. Durante toda a viagem não arrisquei entra no mar, fruto do clima, que apesar de estar ensolarado, o vento era frio. Quem sabe na próxima?! Em frente ao impetuoso Hotel del Coronado, pessoas caminhando e apreciando a paisagem, e apreciando também castelos na areia, autoria de um artista que com dois pequenos baldes sobre a areia esperava algum reconhecimento através de cédulas e moedas. Dei minha contribuição, pois realmente estava muito bem-feito. Adentramos o hotel, passeamos pelos corredores, tiramos fotos, inclusive em um dos corredores externos há estátuas de ferro de personagens, inclusive do Grinch. Hotel imponente com piscina imponente, tudo de frente para o mar.

A tarde foi de compras. Fomos ao Las Americas Premium Outlets. Fica na fronteira com o México. De lá, avista-se o muro, as cercas de arame farpado e as bandeiras mexicanas além do muro a chacoalhar. Na avenida que dá acesso ao Outlet, você observa vários avisos de aproximação de fronteira internacional. A última comunidade, fronteira com o México, mais precisamente com Tijuana, é San Ysidro. Pudemos observar que nessa parte da cidade as feições, características das pessoas são de mexicanos. Dica: Cadastre-se nos sites dos outlets das cidades que você vai visitar e procure por cupons de desconto das lojas no período de sua viagem. Economiza-se bastante e muitos descontos são cumulativos com os que a loja oferta normalmente. Sempre é bom perguntar antes de utilizá-lo se é válido e se é cumulativo.

Já passava das 03:00 p.m. quando fomos almoçar. Dica: Se você é daqueles que tem dificuldades quanto à alimentação em outro país, pode sempre escapar na comida chinesa, cujo tempero é igual em todo lugar. Não era nosso caso, pois somos bons de boca, mas fica a dica: Panda Express. São inúmeras lojas espelhadas pelos E.U.A. O prato com uma opção de carne (frango, peixe ou camarão) mais dois acompanhamentos saiu por U$ 6.25. É uma porção bem servida, principalmente se você pedir To Go, ou seja, para viagem. Tenha cuidado em perguntar se a opção escolhida é apimentada, pois como a Califórnia tem influência mexicana, a pimenta faz parte do tempero. A bebida quando consumida no recinto é refil, podendo ser reposta a vontade, claro, com moderação.

Depois do almoço, mais comprinhas. Dica: Os supermercados também são boas opções de compra, pois vendem de tudo. Fizemos algumas aquisições de roupa, sapatos, maquiagens no Costco. Outro excelente magazine para compras é a Ross. Há lojas espalhadas por todos os E.U.A. Também se encontra de tudo, muito bom para comprar presentinhos e lembranças. A noite jantamos numa pizzaria muito boa, sorry, não lembro o nome.

>>  Petco Park: 100 Park Boulevard  San Diego, CA 92101, Estados Unidos.                                                         phone: (619) 795-5000

>> Las Americas Premium Outlets: 4211 Camino de la Plaza – San Diego, CA 92173
phone: (619) 934-8400

>> Panda Express: 12330 Carmel Mountain Road  San Diego, CA 92128, Estados Unidos